sábado, 28 de maio de 2011

85 Depois!


A Revolução de 28 de Maio de 1926,ou Golpe de 28 de Maio de 1926 ou Movimento do 28 de Maio,foi conhecido pelos construtores do Estado Novo como a Revolução Nacional.
O Golpe de 28 de Maio de 1926 foi um levantamento militar, ditatorial, ferozmente nacionalista e anti-parlamentar, iniciado em Braga e comandada pelo general Gomes da Costa, tendo a adesão imediata de cidades como Porto,Lisboa, Évora, Coimbra e Santarém ( não deixa de ser curioso que passados 48 anos, a EPC tenha sido uma das alavancas militares do 25 de Abril de 1974).
Com o triunfo do movimento, a 6 de Junho de 1926, na Avenida da Liberdade, em Lisboa,Gomes da Costa desfila à frente de 15 mil homens, sendo aclamado pelo povo da capital. Era o fim da experiência democrática parlamentar da Primeira República.
Com o golpe surge a chamada Ditadura Nacional ( Militar), que posteriormente e após a aprovação da Constituição de 1933, se transforma em Ditadura do tipo fascista ( Estado Novo). O regime ditatorial vigorou em Portugal durante 48 anos até ao 25 de Abril de 1974 ( Revolução dos Cravos). Assim, hoje, dia 28 de Maio de 2011, recordemos o 85º aniversário do inicio de um período que marcou as páginas de Portugal, com cores que não devemos esquecer para não as pintar de novo.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Legislativas 2011!













Legislativas 2011!



















Ajuda a combater o Desconhecimento! Ajuda a combater a Abstenção!

Legislativas 2011!







































VOTAR É UM DIREITO!



VOTAR É UM DEVER!

Legislativas 2011!



































A 5 de Junho de 2011, os cidadãos portugueses vão ser chamados a pronunciarem-se nas ELEIÇÕES LEGISLATIVAS.
Nestas vamos escolher os deputados que nos irão representar na futura Assembleia da República. O momento que o nosso país atravessa é por todos reconhecido como dificil e com um conjunto de opções/medidas, que vão exigir enormes sacrificios de todos nós.
Mas a DEMOCRACIA é isto... chamem o povo... respeitem a sua vontade!Dizia-se muitas vezes que uma Democracia dinâmica, era aquela em que todos cumpriam o seu direito e DEVER de Votar. Votar informado é um privilégio e um dever de qualquer cidadão; só assim somos parte da solução para o nosso país.

Informa, educa, incentiva ao voto! Em quem? Não é objectivo deste Núcleo, tomar partido por ninguém a não ser pela DEMOCRACIA.
Como tal, deixamos-te os símbolos de todos os partidos/movimentos que concorrem a estas legislativas e os respectivos sites ( podes aceder seguindo a imagem de cada um deles).
Informa-te! Participa! É UM DIREITO! É UM DEVER!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Aconselhamos... Materiais!

Deixamos hoje, a todos os educadores/professores que nos visitam, uma nova proposta: a viagem até ao " EU SEI!"
O "EU SEI", traz um conjunto de actividades muito diversificadas ( jogos, leituras, construções, web-quest, fichas, musicas, etc), para as crianças do pré-escolar e alunos do 1º e 2º ciclo.
As actividades abrangem várias áreas e temas, incluindo os tratados pelo NE25A.
Para acederem ao " EU SEI ", sigam o "link" ( imagem).

Ultima BD... 2011.

Publicamos hoje a última das Bandas Desenhadas produzidas pelas turmas de 8.º ano, da EB 2/3 de Briteiros. Assinalamos que muitas mais poderiam ser publicadas,mas tivemos de escolher as mais significativas.

Assim, e com o apoio da Professora Rita Carneiro, a Diana Silva, da turma B, do 8.º Ano, produziu " A Vida antes do 25 de Abril". Nela mostra-nos a sua visão de Portugal, no período anterior à Revolução dos Cravos.
Parabéns Diana!

A todos os alunos que participaram no projecto das BD e à professora Rita Carneiro, o NE25A agradece a colaboração prestada.

sábado, 21 de maio de 2011

Leituras em Dia...

De António Vasconcelos Raposo, com a chancela da “Sextante”, aconselhamos a obra agora editada,
Até ao Fim – A Última Operação”.

Trata-se de um romance autobiográfico ( o autor pertenceu ao Destacamento de Fuzileiros Especiais N.º 2 -DFE 2, em Angola),com um dos mais excepcionais argumentos, inspirado em factos reais da guerra colonial em Angola e ilustrado com várias fotografias da época.

“ A cada um o seu lugar”: de Irene Flunser Pimentel, editado pelo “ Circulo de Leitores”.

Aconselhamos vivamente a leitura desta obra.

Retrata a política feminina do “ Estado Novo”. Se nos recordarmos da frase de António Carneiro Pacheco (Um lugar para cada um e cada um no seu lugar), ministro da Educação Nacional de Salazar, vemos claramente o elitismo, a vontade férrea de manter uma sociedade compartimentada e estanque e o determinismo social, tão ao gosto de Salazar e de qualquer ditador de que cada um nasceria com a missão para desempenhar determinada função. Assim a autora vai retratar o papel que estava cometido às mulheres no regime fascista ( de acordo com a condição social), na família e na sociedade.

A Não Perder!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Alunos com Abril e ... nova BD!


Continuamos a dar espaço aos nossos jovens colaboradores.

Da Cláudia Oliveira ( 8ºB - EB 2/3 de Briteiros), publicamos a Banda Desenhada que criou relativa ao 25 de Abril. Esta BD foi elaborada com o apoio da Professora Rita Carneiro.







Publicamos também o texto realizado pela Ana, pelo José Ricardo e pela Marta, do 4.º ano da EB1 de Nogueira, com o título " Liberdade".

O apoio à criação deste texto foi da responsabilidade da Professora Isabel Lages.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Sra. dos Remédios - S. Cláudio do Barco


Dos elementos do NE25A da EB1/JI de Barco, recebemos um pequeno filme sobre as festividades da freguesia que passamos a publicar.
Se quiseres dar a conhecer as realidades culturais da tua freguesia, envia-nos o teu trabalho.

terça-feira, 17 de maio de 2011

18 de Maio - Dia Internacional dos Museus!

O Dia Internacional dos Museus, efeméride de grande tradição para o mundo dos museus desde o dia 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, comemora-se amanhã, dia 18 de Maio.

Para te ajudarmos a comemorar este dia, deixamos antecipadamente, o link ( imagem) do Instituto Português dos Museus que, de entre as várias iniciativas criadas, vai promover a “ Festa dos Museus”. No dia 18 de Maio, tens entrada gratuita nos Museus que aderiram a esta festa (podes consultar no link) e recebes um livro pela tua visita.

De entre os vários Museus que podem ser visitados, aconselhamos-te, na Região Norte o Museu dos Biscaínhos (Braga), Museu D. Diogo de Sousa (Braga), Museu de Alberto Sampaio (Guimarães) e o Paço dos Duques (Guimarães);

aconselhamos-te também, se estás perto de Briteiros, uma visita ao Museu da Cultura Castreja.

Dia Mundial das Telecomunicações!

O Dia Mundial das Telecomunicações celebra todos os anos a fundação da União Internacional das Telecomunicações, há 132 anos atrás, no dia 17 de Maio de 1865 em Paris.

Portugal, um dos 20 membros fundadores desta organização especializada das Nações Unidas, foi eleito através do ICP, na última Conferência de Plenipotenciários da UIT, para o seu Conselho.

A “ ANACOM” (Autoridade Nacional das Comunicações), comemora este dia, através de um simpósio subordinado ao tema “"Telecomunicações e Assistência Humanitária". O palco é a cidade de Lisboa e conta com a presença de personalidades destacadas ligadas ao sector das comunicações e à assistência humanitária em Portugal.

Fazemos 2 propostas relacionadas com este dia:
- se moras em Lisboa, visita o MUSEU DAS COMUNICAÇÕES. Mesmo que não residas em Lisboa, podes aceder ao site do Museu (AQUI) e fazer a visita virtual;

- se moras em Braga, faz uma visita ao MUSEU DA IMAGEM, ou acede ao respectivo blogue ( AQUI).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vídeo sobre Portugal

Colocamos um vídeo com o título "O que os Finlandeses Precisam de Saber sobre Portugal". A peça foi apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais aos participantes nas Conferências do Estoril : da Globalização e Políticas Internas à Revolução Egípcia e o Futuro do Médio Oriente.
Carlos Carreiras, autarca de Cascais, explica, em declarações à agência Lusa, que esta "é uma mensagem de esperança(...) somos um grande povo e temos uma grande história", o que o leva a "acreditar nesta geração, neste tempo e neste espaço universal (...) fomos, somos e seremos um grande povo", pelo que "temos de saber que também somos capazes como foram capazes outros portugueses".
Este "é um vídeo extraordinário que gostava muito que todos os portugueses vissem, porque devemos ter orgulho em ser portugueses. Independentemente das nossas ideologias, nós temos um país que nos orgulha muito, que eu ali mostrei", disse o autarca.



domingo, 15 de maio de 2011

Nova BD...



Com o apoio da Professora Rita Carneiro, a Filipa Ribeiro, da turma B, do 8º ano da EB 2/3 de Briteiros, criou esta nova Banda Desenhada que hoje publicamos.
Sob o título "MFA", a Filipa mostra-nos a sua ideia sobre o papel da Movimento das Forças Armadas, para a recuperação da Democracia em Portugal.

Parabéns Filipa!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Prémio Camões para Manuel António Pina!

Manuel António Pina, jornalista e escritor português, nascido no Sabugal a 18 de Novembro de 1943, foi galardoado com mais um prémio.
A juntar ao Prémio Poesia da Casa da Imprensa, ao Prémio do Centro Português para o Teatro para a Infância e Juventude pelo conjunto da sua obra infanto-juvenil e ao Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (entre muitos outros), foi agora galardoado com o Prémio Camões.

Este prémio, criado pelos governos de Portugal e do Brasil em 1998 que é atribuído aos escritores que tenham contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua portuguesa, foi atribuído este ano a Manuel António Pina por decisão unânime do júri. A obra deste português é principalmente constituída por poesia e literatura infanto-juvenil. Sem qualquer desprimor para qualquer uma das obras da vasta vida deste escritor, aconselhamos particularmente “ O Tesouro”, editada em 1993 e que fala aos mais novos, sobre o maior Tesouro: a Liberdade.

Se queres ler o " Tesouro" segue o "link" ( imagem), para o Centro de Documentação 25 de Abril da UC.