quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS!

BOM NATAL E FELIZ 2011!

SÃO OS VOTOS DE TODA A EQUIPA DO NE25A.

VOLTAMOS A 3 DE JANEIRO !

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O NE25A... no YouTube!



Visualize a nossa primeira apresentação no " YouTube". Mostra algum do trabalho realizado durante o 1º ano de vida do NE25A ( 2009/10).


Siga a hiperligação ( imagem) e deixe o seu comentário.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Aconselhamos... Aplicações QIM



Da professora Arminda Lima, a quem desde já agradecemos a colaboração, recebemos uma aplicação para Quadros Inter Activos sobre a Revolução do 25 de Abril.
Esta aplicação (em Notebbook), destina-se ao 6.º ano - tema D. Na primeira parte faz-se a exposição dos conteúdos e depois propõem-se uma série de actividades a desenvolver peços alunos.
Para descarregar a aplicação, siga a hiperligação ( imagem).
Os nossos agradecimentos à professora Arminda Lima.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Aconselhamos... 6º Ano



Publicamos hoje o 2º trabalho do professor Fernando Carvalhais, disponível também na plataforma "R21" do qual já demos noticia.
Trata-se de uma aplicação "ppt" sobre o 25 de Abril, que servirá para concluír o tema referente a Portugal ( publicamos anteriormente um trabalho que versava do Estado Novo à Guerra Colonial).
Para descarregar este trabalho, siga a hiperligação ( aqui)
Os nossos agradecimentos ao professor Fernando Carvalhais.

domingo, 12 de dezembro de 2010

Aconselhamos... Materiais de 6.º Ano

Do professor Fernando Carvalhais, a quem desde já agradecemos a colaboração, recebemos autorização para dar a conhecer neste espaço, o trabalho em "PPT" sobre " O Estado Novo".
Esta aplicação em formato "power point", foi feita de forma a trabalhar com os alunos de 6.º ano, todo o conjunto de conceitos e de temas referente aos períodos entre o golpe de estado de 28 de Maio de 1926, passando pela instauração da Ditadura Fascista do "Estado Novo" e a Guerra Colonial.

Para descarregar este trabalho siga a hiperligação ( imagem).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Aconselhamos... Aplicações QIM



Dos professores Isabel Pires e Mário Silva, a quem desde já agradecemos a colaboração, recebemos a devida autorização para proceder à publicação do trabalho que criaram sobre o 25 de Abril. Trata-se de uma aplicação para Quadros InterActivos, segundo o formato"Notebook".
É destinada a alunos do 9.º Ano de escolaridade.
Para descarregar este trabalho, siga a hiperligação ( imagem).
Brevemente iremos disponibilizar mais aplicações para 9.º ano, 6.º ano e 1º ciclo.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

10 de Dezembro - 62 Anos Após!



A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adoptada pela ONU em 10 de Dezembro de 1948, por um Mundo ainda chocado com a selvajaria causada pela IIª Guerra Mundial (1939-45).
Embora não seja um documento que representa qualquer obrigatoriedade legal, serviu como base para os dois tratados sobre direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) e esses sim, com força legal: o Tratado Internacional dos Direitos Civis e Políticos, e o Tratado Internacional dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
A Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objectivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adopção de medidas progressivas de carácter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e o seu respeito universal e efectivo, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua alçada.

Neste dia, em que se celebram os 62 anos da assinatura desta Declaração, deixamos uma série de cartazes em “Publisher”, feitos pelos alunos da turma 8ºB, da E.B. 2/3 de Briteiros, onde tentam mostrar a sua visão de alguns artigos da Declaração.
Deixamos também uma aplicação "Power Point" sobre um dos principais problemas ainda existentes relativamente ao cumprimento da Declaração: a questão dos REFUGIADOS. Para visualizar e descarregar estes materiais, siga a hiperligação (imagem).

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Aconselhamos...


Hoje aconselhamos a visita a dois sites, para a análise e utilização de aplicações para quadros inter activos ( tecnologia Promethean e Notebook). Os sites são os seguintes:
http://www1.prometheanplanet.com/pt
http://r21.ccems.pt

Em qualquer um deles podemos encontrar aplicações muito interessantes sobre os temas analisados pelo NE25A ( como por exemplo Salazar, o 25 de Abril, etc.).
Se utilizar lembre-se que estas aplicações tem autores e não devem ser alteradas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Camarate... 4 de Dezembro de 1980

A 4 de Dezembro de 1980 no climax de uma campanha eleitoral para a presidência da Republica protagonizada entre Ramalho Eanes e Soares Carneiro, despenha-se sob o bairro de Camarate um avião Cessna. Neste seguiam o primeiro ministro de Portugal e líder do PPD/PSD, Francisco Sá Carneiro e o ministro da Defesa e um dos mais brilhantes parlamentares portugueses, Adelino Amaro da Costa ( CDS). Neste acidente, que muitos consideram ter sido um atentado, pereceram também mais 5 vitimas.
Neste dia e como forma de conhecermos cada vez mais sobre o Portugal em democracia, aconselhamos a leitura das seguintes obras:


da jornalista Maria João Avillez, a OL reedita " Francisco Sá Carneiro - Solidão e Poder". Esta obra pretende retratar o homem e o político, indispensável para conhecer e perceber o período pós 25 de Abril;






da autoria de Maria do Rosário Carneiro e da jornalista Célia Pedroso, com prefácio de Mário Soares, chegou ás livrarias a primeira biografia de Adelino Amaro da Costa. Naturalmente é dado um maior ênfase à componente política do Homem, considerado um dos grandes ideólogos do " centrismo".


quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

3 X 1 de Dezembro...


O 1º de Dezembro de luta. Neste dia comemora-se o " Dia Mundial da Luta contra a Sida". Pretende-se, neste dia, sensibilizar e actualizar a atenção das comunidades humanas para este problema. Propomos que aceda ao link da Associação Abraço ( imagem), para que se mantenha desperto e atento a um dos maiores problemas das sociedades contemporâneas.




Celebram-se hoje os 370 anos sobre a Restauração da Independência de Portugal. A 1 de Dezembro de 1640 e após alguns anos, particularmente a partir de 1630, de contestação e revoltas relativamente ao domínío Filipino, um grupo de nobres portugueses, apoiantes de D. João ( Duque de Bragança), irrompeu no Paço Real ( Lisboa) e expulsou a Duquesa de Mântua ( vice rei de Portugal em nome de Filipe III - IV de Espanha).
Neste dia procede-se à aclamação de D. João como Rei de Portugal ( D. João IV), dando inicio à Dinastia de Bragança ( deposta em 5 de Outubro de 1910).





Talvez o 1º de Dezembro menos conhecido e publicitado em Portugal ( mas que o NE25A não esquece), por oposição aos dois anteriores.
37 anos atrás ( 1973), reuniram-se na vila de Óbidos cerca de 180 oficiais das Forças Armadas em representação de 420 camaradas. Nesta reunião o MFA consolidou-se de uma forma decisiva, tendo sido eleita a primeira comissão organizadora do " Movimento dos Capitães " ( Vasco Lourenço, Marques Júnior, Hugo dos Santos, Otelo Saraiva de Carvalho, Sousa e Castro, Salgueiro Maia, Manuel MOnge, Miquelina Simões, Neves Rosa, Mourato Grilo, Pinto Soares, Luis Macedo, Manuel Geraldes, José Maria Azevedo e Torres, Fialho da Rosa, e Pinto Castro).
Numa edição da Câmara Municipal de Óbidos e da Associação de Defesa do Património do Concelho de Óbidos, da colecção " Essencial - Descobrir Óbidos", aconselhamos a análise do " Apontamentos da Reunião de Óbidos", lançado em 2003.